segunda-feira, 16 de maio de 2022

Vamos rever alguns verbos importantes para expressar os nossos gostos!

Olá amigos, vamos rever alguns verbos importantes no Presente do Modo Indicativo e que serão muito úteis para as atividades que faremos nas aulas de português. Vamos a isso!

Atenção: copia para o caderno os seguintes apontamentos!

Verbo Gostar

Eu gosto

Tu gostas

Ele/ela/ você gosta

Nós gostamos

Eles/elas/ vocês gostam

O verbo "gostar" em português necessita da preposição "de" para expressar a sua mensagem. Vê os exemplos: Eu gosto de andar de bicicleta. / Eles gostam de estudar inglês. / A Maria gosta de frango assado. Para expressar o contrário, basta colocar a frase na negativa: Eles não gostam de estudar em ambientes ruidoso. / Nós não gostamos de fazer muitos testes. 

Alguns exemplos mais complexos: Eles gostam muito de fazer trabalhos de grupo. / Nós gostamos é de dormir a sesta! / Vocês gostam de viajar durante as férias.

Com mais intensidade do que o verbo "gostar" temos o verbo "adorar". Aponta no teu caderno a sua conjugação:

Verbo Adorar

Eu adoro

Tu adoras

Ele/ela/ você adora

Nós adoramos

Eles/elas/ vocês adoram

Repara nos seguintes exemplos: Eu adoro o meu cão! / Elas adoram a sua família. / O João e a Helena adoram ouvir música! / A Cristina adora livros de banda desenhada!

Mais alguns exemplos para outros níveis: Eles adoram estar juntos. / Eu adoro ir ao cinema com a minha namorada! / Tu adoras praticar desportos radicais, porque adoras o risco e a aventura. 

O verbo "amar" também é importante, principalmente para nos referirmos a pessoas. Sabes como é que se diz "te quiero" ou "I love you" em português? De certeza que sim!

Copia a conjugação do verbo "Amar" para o teu caderno:

Verbo Amar

Eu amo

Tu amas

Ele/ela/ você ama

Nós amamos

Eles/elas/ vocês amam

Agora temos dois verbos que expressam exactamente o contrário, isto é, usam-se para coisas que não gostamos e podem ter diferentes níveis de intensidade. O primeiro verbo que tens de saber é o verbo "detestar"!

Verbo Detestar

Eu detesto

Tu detestas

Ele/ela/ você detesta

Nós detestamos

Eles/elas/ vocês detestam

O verbo "detestar" usa-se para coisas ou seres que nos produzem alguma repulsa ou negatividade e é mais intenso do que usar "não gostar". Anota os seguintes exemplos no caderno diário de português:

Eu detesto tirar apontamentos em português. / O Rodrigo detesta ter de fazer todos os dias a cama. / Nós detestamos o som do despertador para acordar! / Tu detestas cobras, porquê? 

Outros exemplos: A Maria detesta a Ana, têm um relacionamento muito distante. / Ele detesta atitudes irresponsáveis. / Detestamos ambientes ruidosos e a falta de companheirismo.

Agora vamos ao último verbo, sem dúvida uma palavra cheia de carga negativa, trata-se do verbo "Odiar", que, ao contrário dos anteriores, é um verbo irregular. Vem do substantivo "ódio" e, apesar de ser um sentimento humano que às vezes sentimos, não deve ser alimentado, pois o "ódio" nunca trouxe nada de positivo ao mundo, só traz sofrimento. Mas temos de o saber e copiar para o caderno.

Verbo Odiar

Eu odeio

Tu odeias

Ele/ela/ você odeia

Nós odiamos

Eles/elas/ vocês odeiam

Aqui tens os últimos exemplos para aprenderes:

Eu odeio gente mal-educada e irresponsável! / O professor odeia a falta de respeito. / Os alunos e as alunas odeiam que façam testes sem terem visto a matéria na aula! / A Amélia odeia o bullying e luta contra isso!

Exemplos finais: Eles odeiam a impunidade e a corrupção. / Odiamos gente que goza com os outros! / Vocês odeiam a injustiça e odeiam que ainda existam tantas desigualdades entre as pessoas.
Vamos acabar com o bullying! Ninguém tem o direito de tratar mal ou desrespeitar o outro!

Agora que já reviste (ou aprendeste) estes cinco verbos importantes (gostar, adorar, amar, detestar e odiar), vamos pôr em prática o seu uso na aula de português! Vamos a isso! Bom trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário