terça-feira, 19 de maio de 2020

Como escrever um e-mail em português


Bom dia caríssimos alunos e alunas de português!

Já estamos a chegar à recta final e vamos fazer uma pequena atividade, intitulada: “Como escrever um e-mail em português”.

Tens de seguir os seguintes passos. Presta atenção! No final tens mais informação específica para o teu nível!

1º Endereço eletrónico.
Escreve o e-mail do destinatário (neste caso o meu: lmlealp01@educarex.es).

2º Assunto.
Usa pouca palavras, por exemplo: “O e-mail em português (Maria Madeira, 1ºV)

3º Escreve a mensagem.
a)  Começa a cumprimentar o professor: “Olá professor Luis!
b) Escreve frases simples e com a pontuação correta. Por exemplo:
“O que mais gosto de fazer durante estes dias é levantar-me mais tarde e tomar o pequeno-almoço tranquilamente. Depois tenho as minhas aulas on-line e faço tudo no meu computador. Vejo muitos tutoriais e faço vídeo-conferências com a minha professora de matemática.
Depois de almoçar, deixo tudo preparado para o próximo dia e vejo uma série da Netflix. Só saio na hora para praticar desporto. É importante estar bem fisicamente para conseguir manter o equilíbrio estes dias."

c) Termina a mensagem com uma saudação: “Cumprimentos/Um abraço/Até breve

d)    Lê todo o e-mail com atenção. Vê se há erros. Só depois de confirmares tudo é que deves enviar o mesmo ao teu professor. Não te esqueças de colocar o teu nome. Exemplo: Francisco Fernando 4ºQ.

4º Anexos.
Geralmente nos anexos enviamos documentos (word, pdf, etc.), vídeos ou imagens. Tu apenas tens de enviar uma imagem. Usa o teu telemóvel/máquina fotográfica e fotografa o teu local favorito durante estes dias. Pode ser uma esquina, um quarto, uma janela, uma árvore, um jardim, o que tu quiseres! Só tens de ser sincero/a e enviar a imagem de um local onde de sintas bem!
ExemploVê a imagem do meu local favorito durante estes quase dois meses. Um canto do meu escritório onde tenho um tapete, uns pesos russos e uns blocos de madeira para treinar e meditar. Como não tenho varanda (em espanhol “balcón”), improviso com o que tenho! Clica aqui e vê o meu exemplo!

Aqui tens uma infografia resumo de como se escreve um e-mail em português (autoria de Pedro Damião):
Como escrever um e-mail (infografia de Pedro Damião)

Aqui tens as instruções gerais para me escreveres um e-mail. 
Agora clica no teu nível e vê as instruções específicas para ti. 
Prazo de envio, próxima sexta-feira, dia 29 de maio, às 24h. 
Repito, tens de enviar para o meu e-mail educarex: lmlealp01@educarex.es


Lê a tua tarefa específica pelo teu nível. É fácil! A tua participação será considerada positiva! Clica no nível correspondente!





Sem comentários:

Enviar um comentário