domingo, 15 de outubro de 2017

Uma tradição polémica, "A Tourada à Portuguesa", e quem são os forcados?

A Tourada à Portuguesa e os Forcados 

Segundo os entendidos neste tipo de tradição, existem basicamente três tipos de tourada: O primeiro tipo é feito de cavalo, tradicionalmente atribuído ao ambiente da nobreza, daí os trajes típicos dos cavaleiros portugueses, bastante elegantes e feitos com materiais de grande qualidade. Atribuem-se estas indumentárias ao Marquês de Marialva, considerado um dos melhores cavaleiros da história da tauromaquia portuguesa. 

O segundo tipo são as corridas de touro que costumam fazer-se nas ruas ou em praças de touros improvisadas. O exemplo mais famoso é a “largada” Pamplona onde touros são libertados nas ruas e a intenção dos participantes é evitar serem colhidos. Também existem, principalmente em ambiente rural, em praças de touros mais humildes ou montadas para o efeito, as famosas garraiadas em que os participantes espontâneos saltam para a arena e tentam tourear ou pegar novilhos ou vacas de menor dimensões que o touro de lide. 

O terceiro tipo é a tourada à espanhola, com um toureiro a pé, munido de capa, bandarilhas e um estoque. Em Portugal, é proibido por lei matar o touro na praça, com uma exceção, uma vila pequena na fronteira com Espanha que conseguiu que fosse votado uma lei de exceção, essa localidade chama-se Barrancos. 

Outro evento típico nas touradas portuguesas são as atuações de vários grupos de forcados. Basicamente posicionam-se numa linha e tentam que o touro avance sobre eles. O primeiro da linha atira-se sobre a cabeça do touro, segurando os cornos nos sovacos. Depois, os outros forcados seguram no primeiro e no touro numa tentativa de imobilizá-lo. 

Tal como em Espanha, as tradições da tauromaquia são bastante polémicas e têm despertado bastante debate. Argumentos a favor e contra não faltam. E tu o que é que pensas assunto? Enquanto pensas sobre o assunto, vamos ver dois videos sobre os elementos, talvez os menos polémicos, desta tradição, os forcados. Vamos ver o que é uma pega.

 

E quando uma pega sai mal? 
Clica neste link e fica a saber!

Sem comentários:

Enviar um comentário