quarta-feira, 22 de março de 2017

“Os Gatos Não Têm Vertigens” com a presença de António-Pedro Vasconcelos na nossa escola (17/III/2017)

Texto de agradecimento do Departamento:

“Vivemos sem pedir licença” é um bonito verso do nosso convidado especial, um verso tão amplo como o seu percurso intelectual e humano, tão bem evidenciado pelos trabalhos da turma de 1ºBachillerato.

Portanto, queridos amigos, é evidente que hoje vivemos um dia especial na nossa escola secundária e esperamos que esse sentimento se estenda a todos os assistentes.

Como profissionais da língua de Camões, sabemos que o António-Pedro Vasconcelos é o melhor exemplo que vos podemos dar como oportunidade pedagógica de português europeu através da sétima arte. Porém amigos, apesar do nosso desejo que falem e escrevam com altíssimo nível a língua que vos ensinamos, a obra de A-PV é mais do que isso. É valor, coragem, civismo e uma cidadania consciente da necessidade de saber dizer “não”.

É urgente espírito crítico. É urgente, nesta sociedade de consumo rápido de tudo, desde a comida aos valores, relembrar o ideal da escola pública, isto é, formar seres humanos com a esperança dum futuro melhor através da educação. E é por este motivo que nos atrevemos a transmitir-vos, independentemente da língua veicular, a viverem sem pedir licença, a lutarem pela vossa realização pessoal nesta época tão importante das vossas vidas que é a adolescência a passar a fronteira para o país dos adultos.


Em nome do departamento de português, o nosso mais sincero obrigado ao António-Pedro Vasconcelos e à Biblioteca Pública de Badajoz, por todo o apoio, mas também a vocês, alunos de português, sem os quais seria impossível dinamizar este evento. A vocês que já são o futuro!







Sem comentários:

Enviar um comentário