quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Erros graves (Teste de Consulta)

Amigos, durante a correção do “Teste de Consulta” foram registados vários erros graves que não podemos cometer.

1º Não se usa a letra “y” em português, nem há palavras a terminarem com a letra “n”;

2º “E” é uma conjunção copulativa e não leva acento. Exemplo: “O pai e a mãe vão às compras”;

3º “É”, com acento agudo, é o verbo ser na terceira pessoa do singular. Recorda a conjugação: eu sou, tu és, ele é, nós somos, eles são;

4º “Mas” é uma conjunção adversativa. Exemplo: “Eu falo português, mas também falo inglês”;

5º “Mais” pode ser uma conjunção coordenativa e usa-se, por exemplo, em frases como “dois mais dois são cinco”;

6º O pronome possessivo feminino “minha” tem o seu referente masculino “meu”, logo “minho” é um erro gravíssimo. Existe substantivo “Minho” que é uma região de Portugal ou o “Rio Minho”;

7º Antes do pronome possessivo tens de, quase sempre, colocar o artigo definido. Exemplo “A minha escola secundária”;

8º O mesmo acontece quando te apresentas usando o verbo ser. Tens de dizer: “Eu sou o Luís”. Dizer apenas “eu sou Luís” é incorreto e mostra que ainda não sabes usar os artigos definidos;

9º Os artigos definidos e indefinidos em português são facílimos. Aqui os tens: “o, a, os, as” para os definidos e “um, uma, uns, umas” para os indefinidos. Escrever coisas como “umo”, “umos”, etc. são erros tão graves que mostram que pouco ou nada estudaste;

10º Qualquer erro de vocabulário sobre o tema que aprendeste na sala de aula é um erro grave. Por esse motivo pudeste usar os teus apontamentos para pensares na melhor redação possível.

11º Infelizmente, há muitíssimos mais erros graves em conjugações verbais, estruturas frásicas, pontuação, uso de maiúsculas e minúsculas, etc.


Aviso: Ter fichas de vocabulário disponíveis para fazer uma redação e, mesmo assim, como o vocabulário correto e à tua disponibilidade, escrevê-lo incorretamente, é algo preocupante e revela despiste, desinteresse ou que a tua inteligência, nesse momento, ficou a descansar em casa.  

Sem comentários:

Enviar um comentário