quarta-feira, 27 de abril de 2016

Um excelente dia com os nossos amigos da Escola Secundária de S. Lourenço de Portalegre (27/IV/2016)

Temos a sorte de poder desfrutar de intercâmbios de língua portuguesa porque a fronteira é já ali, a escassos quilómetros da nossa cidade de Badajoz.
Por isso, sempre que é possível, lá vamos nós a Portugal praticar aquilo que vamos aprendemos nas nossas aulas. Mas o melhor é poder viver, na primeira pessoa, como é o dia-a-dia de uma escola secundária portuguesa.
Por isso, após a visita dos nossos amigos de Portalegre, lá fomos nós retribuir a simpatia e passar um excelente dia na sua companhia!
Foi um dia totalmente em português! Desde que chegámos de manhã até que voltamos para casa ao final da tarde!
Começámos muito bem com um teatro, com poesia à mistura, organizado na biblioteca da escola. Depois iniciámos o nosso mini-torneio de futebol onde o bem jogar à espanhola foi bem recebido em terreno de jogo português (que o diga a nossa amiga Andreia que deu um “bailinho de bola” aos rapazes futebolistas!).
Enquanto uns jogavam à bola, outros conheceram uma bonita cadela que faz parte do “Clube dos Animais Domésticos” (parece que estava doentinha a pobre coitada!), alguns ligaram-se à wifi da escola e ficaram com os contactos dos colegas portugueses e muitos foram fazer coreografias de “kuduro” ou de música espanhola. No entanto, enquanto decorreu a final do futebol, a maioria esteve e experimentar velhos jogos tradicionais como o “Jogo do Burro”, as corridas de sacos e vários jogos de cordas!
Depois de tantas atividades a barriga estava a dar horas! E que bem que se come na cantina da escola de S. Lourenço! Alguns de nós repetimos a sopa e o segundo prato de massa com frango!
Para fazer a digestão, estivemos com os nossos amigos portugueses a fazer um questionário sobre vários temas! Que vergonha, eles não sabiam o nome do diretor da sua escola! (Será que nós sabemos?).
Antes de voltarmos para casa, tivemos algum tempo livre para passear no centro da bonita cidade de Portalegre e tirámos uma foto de grupo debaixo do “Plátano Centenário” que é, sem dúvida, a árvore emblemática desta cidade.
Já de volta a casa, ficou a vontade de manter contacto com os nossos amigos. Felizmente que existem as redes sociais e Portalegre é próximo da nossa cidade. Para o ano queremos lá voltar!
Ah, e outra coisa muito importante, os nossos professores ficaram muito contentes com o nosso comportamento e elogiaram a forma como todos nós nos portámos! Para a próxima só temos de ter um pouco mais de cuidado e tentar não deixar papéis e pacotes de Pringles (ai, ai, ai Sr. Tino!) espalhados pelo chão! Lixo só no caixote do lixo ou separado na reciclagem!

As turmas de 3º da ESO



















Sem comentários:

Enviar um comentário