quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A história da bicicleta.

A bicicleta é o meio de transporte favorito dos professores de português da  nossa escola e de muitos alunos. Vamos conhecer a sua história.
Para mais informação consultem o sítio:

 http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Sabias&ID=1081


A primeira bicicleta
  • Toda a gente gosta de andar de bicicleta, mas nunca se pensa na trabalheira que deu chegar ao que ela é hoje. Queres saber como foi?
  • Tudo começou em 1817, quando o barão alemão Karl Draiss von Samerbronn achou que estava mais do que na altura de se inventar um novo meio de transporte.
    Ele queria algo que fosse prático e divertido ao mesmo tempo. Assim, lá se lembrou de fazer a "máquina de andar".

  • Arranjou duas rodas do mesmo tamanho, pô-las em linha (mas a da frente não virava), acrescentou um guiador, juntou um quadro com um selim e eis que surgiu a Draissienne (é o nome dele afrancesado, mas na altura era a língua francesa que dava cartas...).
  • A ideia era a pessoa cavalgar em cima do quadro, montada no selim, e impulsionar o aparelho empurrando-o com os pés (no chão) de forma a que este avançasse. Pois é... Pedais era coisa que ainda não havia!
  • Toda feita de madeira, esta "bicicleta" até gozou de uma certa popularidade ou, como se diz por aí, foi moda.
  • Mas, como toda a moda que se preze, passou depressa. É que o aparelho não era propriamente confortável, principalmente se fosse conduzido fora de locais planos e em bom estado (imagina os rabiosques da nobreza da época cheios de dores por causa da falta de suspensão da Draissienne!).
  • Muitos anos se passaram até que, em 1865, um inventor francês teve a ideia de colocar pedais na roda da frente (roda dianteira).
  • A nova e melhorada Draissienne foi então baptizado de "velocípede", mas popularmente era conhecido como o "agitador de ossos".
    É que a sua combinação com as estradas calcetadas era tão desconfortável que dava a impressão de fazer tremer os ossinhos todos.

  • Também dessa vez o velocípede conheceu a fama, chegando mesmo a existir pistas cobertas feitas de propósito se praticar.
  • Cinco anos mais tarde, apareceu o primeiro aparelho feito inteiramente de metal. A grande inovação foram as novas rodas com pneus de borracha e longos raios que garantiam uma forma de transporte bem mais macia que as anteriores.

Sem comentários:

Enviar um comentário