quarta-feira, 17 de junho de 2015

Contrabando na aula de português

Quem não ler atentamente este post, seguramente vai pensar que os alunos das turmas de 3ºESO do IES Rodríguez Moñino enveredaram pelo mundo das atividades ilícitas. Apesar do título do jogo nos poder fazer pensar isso, não é nada relacionado com o mundo do crime, não se assustem!
Na verdade, os alunos do 3ºESO A/B/C/D escolheram a biblioteca para se dedicarem a conhecer a história da “rai(y)a” através deste belíssimo jogo, da autoria de Hugo Morango, sobre essa atividade que a fronteira luso-espanhola tão bem conhece que é o contrabando.
Através deste jogo de mesa, os alunos tiveram uma aula de história (em português) sobre como se vivia na raia há menos de 40 anos. Para estas novas gerações, o contrabando de bens como minério, tabaco, café, leite, ou, até mesmo, pão, parece uma coisa estranha, uma vez que associavam esta atividade a outros produtos.
Não foi fácil aprender a jogar numa hora, mas já se aprenderam as regras básicas e ficou a vontade de organizar, para o próximo ano lectivo, a Liga do Contrabando do IES Rodríguez Moñino!

(Um grande bem-haja ao Hugo Morango e à “Territórios do Côa” por nos ajudarem a dinamizar esta atividade!)










Sem comentários:

Enviar um comentário